Thursday, October 26, 2006

ESC6-Weber


Duas vivências segundo o que diz Weber:

Ser/Estar x Papéis:

Refazendo o plano de estudo e de trabalho na minha escola pude perceber que os conteúdos a serem trabalhados são escolhidos e decididos por nós professores como os "ideais", mas será que estes não deveriam também serem elaborados com a participação dos pais, a final nós sempre alegamos que a escola deve preparar o aluno para a vida social, e esta não é apenas professores e alunos, mas sim tada a comunidade.

Poder/hierarquia:

Na escola vivenciamos uma dominação legal em virtude do estado, pois nós professores conduzimos nosso trabalho conforme a LDB. Nossos atos precisam estar coerentes com este "trâmite legal". Caso isso não aconteça somos afastados do trabalho e "excluídos" do estado, tamanho é o seu poder.



2 comments:

Suzan Pereira David said...

Querida colega Catiane! Seu blog é uma maravilha.
Quanto às reflexões de Weber, ocorridas a muitos e muitos anos, só posso te dizer que, na atualidade, elas nos fazem ter um olhar mais crítico sobre nossas atitudes.Á todo momento devemos para, pensar e repensar sobre nossos atos. Um beijo da colega Suzan.

Neusa Siqueira said...

Oi Catiane,
Sou a Neusa do pólo de São Léo.
Percebo que és preocupada com a formação do aluno para a sociedade.Em relação aos conteúdos, penso que devemos construir um planejamento, levando sempre em consideração a realidade do aluno e a sociedade na qual este esta inserido, e também os interesses do mesmo.

Visite meu BLOG: http://neusasiqueira.blogspot.com/

Um Grande abraço,Neusa Siqueira