Duas vivências segundo o que diz Weber:
Ser/Estar x Papéis:
Refazendo o plano de estudo e de trabalho na minha escola pude perceber que os conteúdos a serem trabalhados são escolhidos e decididos por nós professores como os "ideais", mas será que estes não deveriam também serem elaborados com a participação dos pais, a final nós sempre alegamos que a escola deve preparar o aluno para a vida social, e esta não é apenas professores e alunos, mas sim tada a comunidade.
Poder/hierarquia:
Na escola vivenciamos uma dominação legal em virtude do estado, pois nós professores conduzimos nosso trabalho conforme a LDB. Nossos atos precisam estar coerentes com este "trâmite legal". Caso isso não aconteça somos afastados do trabalho e "excluídos" do estado, tamanho é o seu poder.
2 comments:
Querida colega Catiane! Seu blog é uma maravilha.
Quanto às reflexões de Weber, ocorridas a muitos e muitos anos, só posso te dizer que, na atualidade, elas nos fazem ter um olhar mais crítico sobre nossas atitudes.Á todo momento devemos para, pensar e repensar sobre nossos atos. Um beijo da colega Suzan.
Oi Catiane,
Sou a Neusa do pólo de São Léo.
Percebo que és preocupada com a formação do aluno para a sociedade.Em relação aos conteúdos, penso que devemos construir um planejamento, levando sempre em consideração a realidade do aluno e a sociedade na qual este esta inserido, e também os interesses do mesmo.
Visite meu BLOG: http://neusasiqueira.blogspot.com/
Um Grande abraço,Neusa Siqueira
Post a Comment