Escola, Cultura e Sociedade
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Sturd Mill? Emilim Durkheim frente ao que diz Stuard Mill relata que a influência das coisas sobre os homens é diversa, pelos processos, já pelos resultados daquela que provém do próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, diferem da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2) Qual as 2 ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem? Durkheim ressalta que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Essa harmonia teórica se acha em contradição com outra regra da conduta humana, aquela que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Não devemos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida, pois temos diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe, ou seja, é necessário que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação.
Ressalta também que, fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes
3) O que é preciso segundo Durkheim para definir educação? Segundo Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ora tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracterescomuns, para definir educação.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? No percurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias que acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as fuções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na cosciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal.
5) Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança? Qualidade e aparências do homem juntamente com as faculdades intelectuais do indivíduo; um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto siscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? A partir da definição a cima, Durkheim conclui que em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituídos de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições macionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós é o fim da educação.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral dura que ligue uma geração a outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra, ou seja, desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio.
Friday, October 06, 2006
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