Thursday, October 19, 2006

Tuesday, October 17, 2006

Sunday, October 15, 2006

"AS PEDRAS GRANDES E O VASO"

Um professor de filosofia queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou à classe:- Está cheio?
Unanimemente responderam:- Sim!
O professor pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então perguntou aos alunos:- E agora, está cheio?
Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:- Sim!
O professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou:- Então, está cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim!
O professor então pegou um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:- Qual o objetivo desta demonstração?
Um jovem e "brilhante" aluno levantou a mão e respondeu:- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer" dentro mais coisas!
- Não exatamente - respondeu o professor.
- O ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. Vamos! Experimente!
O professor pegou então outro vaso igual, a mesma quantidade de pedras grandes, outro balde com pedregulhos, outra lata de areia e outro jarro de água.
O aluno começou colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar as pedras grandes, mas estas já não couberam no vaso, pois boa parte do vaso havia sido ocupada com as coisas menores.
Prosseguiu, então, o professor:
- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida, que são o seu crescimento pessoal e espiritual. Se você deu prioridade a isso e manteve-se "aberto" para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como ficou demonstrado com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes, como, no exemplo, as pedras maiores, nunca terão espaço em suas vidas.

Saturday, October 14, 2006

Friday, October 13, 2006

FORÇA JESUS ESTÁ CONTIGO


AMIGOS


Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação




Atividade da semana 2:

" Grupos geram possibilidades maiores que os potenciais de cada indivíduo. O consumidor consciente valoriza a diversidade, a vida comunitária e as ações coletivas."
Quando li esse pequeno trecho logo lembrei-me do blog, pois ele nos oferece esta oportunidade de interação para maior desenvolvimento de nossas potencialidades.
Blog, uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdos na rede e interagir com outros internautas, enriquecendo os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Mas é claro que só há ganhos de aprendizado se os professores desempenharem seu papel de mediadores, isto é, se acompanham e sugerem atividades, ajudam a selecionar dúvidas e estimulam a busca de novos conhecimentos.
Visitando alguns blogs educacionais pude confirmar o que relatei, ou seja, o blog é uma ferramenta que completa a aula, deixando-a ainda mais interessante.
Destaco aqui 2 blogs educacionais: o primeiro, apresenta assuntos variados; o segundo a importância de weblogs e como criá-los...

Nome: [zapblogs]
Endereço: http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
Objetivo: Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.

Nome: Infoedu
Endereço: http://infoedu.zip.net/
Objetivo: Mostrar a importância de Weblogs na Educação.

Thursday, October 12, 2006

Comentário

Olá amigos!
Façam uma visitinha e deixem seu comentário.

Feriadão

Olá amigos!
Hoje é dia de desanso:

Atividade 4


Escola, Cultura e Sociedade

Visitando os blogs das colegas, pude perceber que seus blogs abrangem diversas mensagens, de reflexões, amizade, perseverança, trabalhos da faculdade, fotos, gifs..., também percebi a importância de visitarmos os blogs dos colegas, pois neles podemos deixar comentários relatando o que achamos dos mesmos, contribuindo para melhoria dos mesmos, ou seja, o blog abre espaço para interação.

Tuesday, October 10, 2006

Atividade 2




Escola, cultura e sociedade

Durante a visita dos 8 blogs indicados, pude constatar que o blog é uma página da web atualizada frequentemente. O conteúdo dos blogs abrangem uma infinitividade de assuntos que vão de diários, piadas, links, notícias, poesias, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor, outros são colaboração de um grupo de pessoas. Alguns blogs são voltados para a diversão, outros para trabalhos, estudos e há ainda os que misturam tudo. O blog abre espaço para interação, pois cada texto postado pode ser comentado e através desse poderemos ampliar nossos conhecimentos, por isso digo que um blog é fonte de conhecimento.

Friday, October 06, 2006

Atividade3

Escola, Cultura e Sociedade

1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Sturd Mill? Emilim Durkheim frente ao que diz Stuard Mill relata que a influência das coisas sobre os homens é diversa, pelos processos, já pelos resultados daquela que provém do próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, diferem da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2) Qual as 2 ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem? Durkheim ressalta que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Essa harmonia teórica se acha em contradição com outra regra da conduta humana, aquela que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Não devemos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida, pois temos diferentes funções a preencher, e será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe, ou seja, é necessário que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação.
Ressalta também que, fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes

3) O que é preciso segundo Durkheim para definir educação? Segundo Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ora tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracterescomuns, para definir educação.

4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? No percurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias que acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as fuções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na cosciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal.

5) Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança? Qualidade e aparências do homem juntamente com as faculdades intelectuais do indivíduo; um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6) A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto siscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? A partir da definição a cima, Durkheim conclui que em cada um de nós, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituídos de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições macionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós é o fim da educação.

7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral dura que ligue uma geração a outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra, ou seja, desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio.

Thursday, September 28, 2006

ORAÇÃO PELOS AMIGOS

Orações são uma das melhores dádivas que podemos receber. Não custam nada e trazem muitos benefícios. Vamos orar uns pelos outros! Pai, eu lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem. Faça-lhes uma nova revelação de seu amor e poder. Espírito Santo, peço-lhe que ministre ao espírito deles neste momento. Onde houver dor, conceda-lhes sua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na sua capacidade de operar através deles. Onde houver cansaço ou exaustão, peço-Lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a sua direção. Onde houver estagnação espiritual, peço-Lhe que os renove revelando sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor. Onde houver medo, revele seu amor e incuta-lhes sua coragem. Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre, o poder que estiver exercendo sobre a vida deles. Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os. Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que têm no Senhor para derrotá-las. Peço-lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus. No amor cristão.

MENSAGEM DIÁRIA


Anjo do Tempo

"Estou sempre presente no fluxo do tempo de agora."
Hoje é meu dia estar Presente
O tempo do sol, o tempo da eternidade, o tempo dos seres humanos e dos Anjos. Cada tempo é marcado num ritmo que lhe é peculiar, cada um respondendo a uma vibração diferente. Estar no tempo certo de plantar ou de colher denota a nossa atenção para com os ritmos da vida. Se temos muito tempo, ou não temos tempo algum, o Anjo não se perturba nem se espanta - ao nosso lado, seu tempo de proteger é marcado pela eternidade. O importante é estarmos presentes, em qualquer tempo."

Wednesday, September 27, 2006

Falando sobre mim






Me chamo Catiane Cardoso Vargas, tenho 24 anos, me considero uma pessoa amiga, tímida e esforçada, sou casada a quase 4 anos com Josoé por quem sou completamente enamorada e pretendo formar uma linda família. Apaixonada por criança e encantada pela educação o que despertou em mim a vontade de ser educadora, e não é tão simples como muitos costumam dizer, pelo contrário, hoje como no passado o papel mais difícil e o mais importante na educação é ajudá-la a encontrar sentido na vida.
Cursei o Normal Médio no Instituto Estadual de Educação Maria Angelina Maggi, realizei meu estágio com a 4ª série, na qual contei com a ajuda da regente Adelaide que já havia sido minha professora. Nesse período trabalhamos sempre com interdisciplinariedade, o que ouso dizer que é fundamental ou até mesmo indispensável para uma educação mais qualificada.
Resido em Três Cachoeiras, onde atualmente trabalho com pré, 1ª e 2ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Felipe Scheffer e 1ª e 2ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari na área de recreação.Como professora estou sempre em busca de novas metodologias que encantem os alunos, que prendam sua atenção, procurando aplicar atividades atrativas que envolvam participação, criatividade e raciocínio, pois acredito que o bom professor está sempre em busca da "Ilha desconhecida", a final ele não é o detentor do saber e o conhecimento deve ser sempre questionado sobre sua absolutividade, também não quero me deixar vencer pelo tempo, o que acredito que seja o medo da maioria na área da educação. Considero o diálogo muito importante e enriquecedor a qualquer vivência, por isso gostaria de dialogar sobre metodologias educacionais.

Monday, September 25, 2006

Amigo

Espelho da vida




“O mundo ao seu redor é um reflexo, um espelho que mostra quem você é.
O que você acha de bom nos outros está bom também em você, os defeitos que você encontra nos outros são os seus defeitos também.
Afinal, para reconhecer algo, você tem que conhecê-lo. As potencialidades que você vê nos outros, são possíveis também para você.
A beleza que você vê nos outros lhe mostra você mesmo.
Veja o melhor nos outros, e você será uma pessoa melhor.
Doe aos outros e estará doando a si mesmo, aprecie a beleza e você será belo.
Admire a criatividade e você será criativo, ame e você será amado, procure compreender e será compreendido, ouça e sua voz será ouvida, ensine e você aprenderá.
Mostre ao espelho sua melhor face, e você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar.
Que todos possam se orgulhar, da imagem que reflete no espelho da vida.”

Amizade


Cumprimente as pessoas. Isso se chama amizade! Deseje a cada um o melhor. Isso se chama sinceridade! Programe o seu dia, a sua semana. Isso se chama ação! Acredite que tudo dará certo. Isso se chama fé! Faça tudo com alegria. Isso se chama entusiasmo! Dê o melhor de si. Isso se chama perfeição! Ajude a quem precisa. Isso se chama doação! Compreenda que nem todos são como você. Isso se chama tolerância! Receba as bençãos com gratidão. Isso se chama humildade! Essa é uma fórmula infalível que vai ajudar a sua semana a ser mais feliz.

Amigo

Monday, September 18, 2006

Não apresses






Não apresses a chuva, ela tem seu tempo de cair e saciar a sede da terra;
Não apresses o pôr do sol, ele tem seu tempo de anunciar o anoitecer até seu ultimo raio de luz;
Não apresses tua alegria, ela tem seu tempopara aprender com a tua tristeza;
Não apresses teu silêncio, ele tem seu tempo de paz após o barulho cessar;
Não apresses teu amor, ele tem seu tempo de semear mesmo nos solos mais áridos do teu coraçao;
Não apresses tua raiva, ela tem seu tempo de diluir-se nas águas mansas de tua existência;
Não apresses o outro, pois ele tem seu tempo para florecer aos olhos do criador;
Não apresses a ti mesmo, pois precisas de tempo para sentires tua própria evolução.