Wednesday, December 20, 2006

ESC11

Conversando no fórum do ECS 11, fazendo as visitas e lendo o texto “Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: Entre Estado, Privatização e Descentralização” fui absorvendo uma grande quantidade de informações que não poderia colocar todas neste momento.As escolas no Brasil, mais que em qualquer outro país do Sul, integra um produto social desigualmente distribuído. A trajetória da educação mostra mudanças ocorridas a partir da década de 30, até os dias de hoje, salientando características que contribuem para a desigualdade, pois certamente existem diferenças entre as redes privadas, municipais e estaduais.O que vejo são profissionais cansados, desacreditados, muitos sem formação superior, afinal sabemos o quanto é difícil ser aprovado em um vestibular de uma universidade pública no Brasil, já que a maioria realizou seus estudos secundários em escolas públicas. E que com o salário de professor, iniciar um curso em uma universidade particular torna-se uma dívida quase impagável.Desde muito tempo os conflitos por uma educação melhor vinham sendo marcados, até que surgiu a LDB, para reforçar a escola pública. Muitos anos se passaram, o analfabetismo diminuiu, juntamente com a repetência e a evasão escolar. Mas será que esse ensino onde nossos alunos são promovidos com o mínimo de conhecimento, simplesmente para que não haja índice maior de reprovação, é tão bom assim? Tenho certeza que este tipo de ensino, não é o mesmo de uma escola particular, pois esses alunos bem mais preparados é que no futuro freqüentarão uma faculdade. A falta de comprometimento do poder público com a educação só traz vantagens para uma minoria, onde quanto mais analfabetos e desinformados forem os futuros cidadãos, menos serão os questionamentos.Também pude observar alguns projetos e gostaria de destacar o FUNDEB, o qual trouxe importantes melhorias ao meio educacional. Essas melhorias acontecem a níveis estaduais e municipais. Outro projeto de extrema relevância é o projeto informática na educação, o qual ocorre a níveis federais e também estaduais e municipais, é um projeto onde há participação de educadores e educandos. É um projeto audacioso, aonde as novas tecnologias e comunicação e informação vem causando impacto significativo no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a nós educadores e educandos uma maneira inovadora de produzir e construir o conhecimento em rede digital de comunicação. Esse projeto, além de audacioso, em breve trará grandes transformações no nosso cotidiano escolar.

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