Saturday, December 16, 2006

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!
















Não são poucas as coisas a se pedir, portanto,
vamos pensar primeiro no que temos a ofertar.

Festa dos calouros


ESC 10: WIKISTÓRIA

Relato final

Ao lermos as publicações de Freire, somos instigados a nos auto avaliar. Teríamos vários comentários a serem relacionados com nossas práticas, gosto de citar quando fala que devemos provocar a curiosidade em aprender, devemos instigar à crítica pessoal de cada um, que ao ensinar também estamos aprendendo, que devemos cobrar de nossos alunos a responsabilidade de seus atos. Porém, devemos levar em consideração o processo de aprendizagem de cada um, pois a vida pessoal influência no desenvolvimento de cada aluno. É baseado em aprendermos ao ensinarmos que Paulo Freire afirma que estamos nos educando continuamente e que a "Educação" deve sempre ser vista como um processo inacabado. Entrar na Wikistória não foi nada fácil, pois só conseguimos participar um de cada vez, porém muito importante, pois é através das leituras e discussões sobre a mesma com nossos colegas professores que ampliamos nossos conhecimentos, dividimos dúvidas, angústias, alegrias e esperanças de uma educação ainda mais qualificada. Como já disse Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” Portanto, luto para que meus alunos "transformem as informações em conhecimento e o conhecimento em experiência”.

Friday, December 15, 2006

FELIZ NATAL A TODOS...

Árvore de Natal
Paz
União
Alegrias
Esperança
Amor sucesso
Realizações luz
Respeito harmonia
Saúde solidariedade
Felicidade humildade
Confraternização pureza
Amizade sabedoria perdão
Igualdade liberdade boa sorte
Sinceridade estima fraternidade
Equilíbrio dignidade benevolência
Fé bondade paciência brandura força
Tenacidade prosperidade reconhecimento
Que a sua árvore de natal esteja
repleta de todos estes presentes!

TICS: Semana 10


Desafio 2

Para mim a disposição dos computadores no laboratório é muito importante principalmente para o acompanhamento do professor na atividade que os alunos estão realizando, pois uma das grandes preocupações dos professores ao levar uma classe ao laboratóri é justamente poder acompanhar o que eles estão fazendo, alguns alunos que podem , ou melhor, que o professor não está vendo em vez do trabalho navega em outros sites ou até mesmo jogam.
Na escola que trabalho como podem perceber no esboço fica díficil visualizar todos os alunos, embora temos a nossa disposição uma monitora para nos auxiliar, acho que a melhor forma seria de disponibilizar os computadores em forma de U, mas para isso seria preciso uma sala um pouco maior e com uma infra-extrutura diferente. Portanto por enquanto precisamos ficar mais atentos.

Monday, December 11, 2006

ESC 10: WIKSTÒRIA


Relato inicial

Este trabalho da wikstória foi um pouco difícil devido a dificuldade que tivemos minhas colegas e eu para lidar com a ferramenta, mas muito importante quanto ao conteúdo, pois com base em Paulo Freire tivemos a oportunidade de pensar e repensar nosso papel como educadora. Sabemos de nossas responsabilidades como educadora, mas as vezes corremos tanto que não paramos para refletir e trocar idéias com nossos colegas sobre o que é realmente ser professor. Nos fez perceber que ensinar exige conhecimento, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, pesquisa, consciência do inacabado, alegria, amor a prática de educar, paciência, perseverança, segurança, bom senso, humildade, liberdade, autoridade, ética... Tenho certeza que com a participação dos demais colegas nesta atividade, ainda aprenderemos muito mais.

Tuesday, December 05, 2006

Friday, November 24, 2006

Thursday, November 23, 2006

ESC9 LETRA E, H


Clique no link abaixo para visualizar o nosso trabalho:

Clique aqui para ler nosso trabalho

Monday, November 13, 2006

ESC8


Relato da atividade 8:

No início da atividade, estavamos todas preocupadas, pois não achavamos as figuras. E na verdade até agora somos apenas 5, o trabalho foi feito apenas entre nós, as outras figuras devem ter sido enviadas para colegas que provavelmente desistiram do curso.

Bom, depois de conversarmos um pouco descubrimos que todas temos nossos compromissos, mas a vontade e a responsabilidade como professoras de buscarmos o novo, o atrativo, nos dá coragem para seguirmos este caminho. E depois, sabemos que estamos juntas, quando uma desanima, a outra estende a mão.

Sunday, November 05, 2006

Que alívio...



...esta semana já estou em dia.

Agora preciso voltar a grande batalha da gincana, essa está complicada, pois a maioria não está com as atividades em dia, algumas acho até que desistiram.

Saturday, October 28, 2006

AMOR...



Esta sou eu e meu esposo JOSOÉ.


Friday, October 27, 2006

Olá amigos!

Olá colegas!





Por favor, coloquem em dia pelo menos a ESC 8, a gincana, pois se não fica difícil de continuar a atividade. Faz dois dias que estou tentando encontrar as figuras iguais a minha e não consigo.

Minha figura está logo abaixo:

Thursday, October 26, 2006

ESC7

Karl Marx e Friedrich Engels

Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu. Marx nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas, tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas, já no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde a influência de Hegel ainda era bastante sentida, mesmo após a morte (em 1831) do celebrado professor e reitor daquela universidade. Ali, os interesses de Marx se voltam para a filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Doutorou-se em 1841 com uma tese sobre as Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu a idéia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com a dialética de Hegel. Eram muitas as críticas feitas à Marx: Karl Popper discorda de Marx de que a história obedece a leis que se compreendidas podem servir para se antecipar o futuro. Segundo Popper, a história não pode obedecer a leis e a idéia de "lei histórica" é uma contradição em si mesma. Popper considera, ainda, Marx como "não-científico; Eric Voegelin diz que Marx levanta questões que são impossíveis de serem resolvidas pelo "homem socialista". Vogelin também alega que Marx conduz a uma realidade alternativa, a qual não tem necessariamente nenhum vínculo com a realidade objetiva do sujeito; Raymond Aron critica de forma agressiva os intelectuais seguidores de Marx e condena a teoria da revolução e o determinismo histórico. O processo de crítica ao pensamento de Marx iniciou-se desde a publicação de suas primeiras obras, e continuam até hoje. As críticas da época em que ele estava vivo receberam respostas por parte dele e Engels, e, posteriormente, pelos seus seguidores e por intelectuais preocupados em conhecer o pensamento de Marx.Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, e entre as mais conhecidas destacam-se o Manifesto Comunista e O Capital. Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.Socialismo Marxista: Karl Marx e Friedrich Engels criam a teoria do socialismo marxista. É também chamado científico, por não se aprsentar mais como um ideal, mas como uma necessidade histórica que deriva da crise do capitalismo, segundo seus adeptos. Está fundamentado numa análise científica da sociedade capitalista, baseada na concepção materialista da história ( o modo de produção determina as relações sociais). Em 1848, Marx e Engels lançam o Manifesto do Partido Comunista, que analisa a história como o resultado da luta entre classes sociais. Destacam ali que o capitalismo a oposição se dá entre burgueses (proprietários dos meios de produção) e proletários, que vendem sua força de trabalho. O Manifesto afirma que a classe operária é internacional e instiga o proletariado de todo o mundo a se unir para tomar o poder e chegar ao comunismo, etapa final da organização político-econômica humana. A sociedade viveria em um coletivismo, sem divisão de classes nem presença de um Estado coercitivo. Para chegar ao comunismo, os marxistas prevêem um estágio intermediário de organização, o socialismo, que instaura uma ditadura do proletariado para garantir a transição. Traduzido para várias línguas, tem forte influência nos movimentos operários e revolucionários. As idéias marxistas estão presentes em diversas outras obras, destacando-ser a Contribuição à Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867), em que Marx e Engels criticam os paridários do Socialismo Utópico e defendem a organização da classe trabalhadora como força revolucionária.

ESC6

Relato sobre a participação no fórum segundo o que dizem Marx, Durkheim e Engels:


A educação é a ação preparada pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. Baseado neste trecho de Durkhein ressalto a caracterização de minha escola, pois, esta ao refazer o PPP, está fazendo-o com os professores e pais, pois é ilusão acreditarmos que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes e idéias que não fomos nós, individualmente, que os fizemos. São provas de vida em comum e exprimem suas necessidades, na sua maior parte, por obra das gerações passadas. Uma das questões abordadas por todos em minha escola e que para mim a caracteriza com o texto de Durkhein, é a questão da avaliação: nota ou parecer, pois todos nós tivemos uma formação baseada em uma sociedade que visava à nota como melhor forma de avaliação e a mudança para o parecer quebram os costumes a que fomos impostos por gerações anteriores. Concordo com a Edinara quando diz no fórum que nós vivenciamos diariamente todas as três dominações citadas por Weber, ou seja, as relações entre dominantes e dominados. Obedecemos e respeitamos leis (dominação legal), seguimos as tradições familiares (dominação tradicional), e ainda pertencemos ou fazemos parte de alguma religião ou grupo político (dominação carismática). Pois um exemplo disso é o fato de nós professores conduzirmos nosso trabalho de acordo com as exigências da LDB. Caso isso não aconteça somos afastados do trabalho. Durkheim e Weber acreditavam numa sociedade pronta, numa escola pronta, o indivíduo só seguia o que já estava pronto, não criava. Por estes motivos não concordei com o que disse, pois enquanto professora não acredito em coisas prontas, mas acredito em construção em conjunto: sociedade e indivíduo. Somos professores que devemos ter objetivos de formar alunos críticos e construtivos. Contrário a eles e portanto revolucionário se encontra Marx apoiado por Engels, que diz que a sociedade se transforma com a tranformação do indivíduo e há como lutar e derrubar as dominações existentes na sociedade.



ESC8



Olá colegas!

Esta é a minha imagem, por favor quem tiver a mesma imagem entra em contato comigo pelo e-mail:

catiane.vargas@bol.com.br

Colegas com a mesma figura:

Renata de Três Cachoeiras, e-mail: renata_hendler@yahoo.com.br

Daiany de São Leopoldo, e-mail: fofoeday@terra.com.br

Jane de Gravataí, e-mail: http//janeelisabete@yahoo.com.br

Sueli de Sapiranga, e-mail: http//sueli.dasilva@yahoo.com.br

ESC6-Weber


Duas vivências segundo o que diz Weber:

Ser/Estar x Papéis:

Refazendo o plano de estudo e de trabalho na minha escola pude perceber que os conteúdos a serem trabalhados são escolhidos e decididos por nós professores como os "ideais", mas será que estes não deveriam também serem elaborados com a participação dos pais, a final nós sempre alegamos que a escola deve preparar o aluno para a vida social, e esta não é apenas professores e alunos, mas sim tada a comunidade.

Poder/hierarquia:

Na escola vivenciamos uma dominação legal em virtude do estado, pois nós professores conduzimos nosso trabalho conforme a LDB. Nossos atos precisam estar coerentes com este "trâmite legal". Caso isso não aconteça somos afastados do trabalho e "excluídos" do estado, tamanho é o seu poder.